Para quem tem estado atento as últimos desenvolvimentos políticos em Moçambique, poderá já ter notado uma nova linguagem na Frelimo em relação ao Governo, e que o Jornal Noticias tem feito questão de divulgar ou fazer chegar aos visados.
Agora temos o Comité Central da Frelimo reunida em II Sessão Ordinária e já temos mais uma “recomendação” para o Governo, ou melhor Frelimo recomenda estímulo ao empresariado. Certamente que ao longo desta sessão outras recomendações ainda podem surgir. Vamos esperar para ver.
Qual é o problema com estas recomendações? Nenhum, porque tratando de questões do interesse nacional e para o benefício de todos há que louvar as recomendações da Frelimo ao nosso Governo. Entretanto, é interessante observar esse aparente distanciamento entre o Governo e a Frelimo. Uma Frelimo que “não interfere” com o Governo mas esta atenta e preocupada com o desenvolvimento nacional. Uma Frelimo que entende dos problemas nacionais e faz recomendações ao Governo, qualquer coisa como contribuição para o bom funcionamento do Governo. Lógico que o Governo não é obrigado a acatar com as recomendações da Frelimo. Mas quando este Governo se der mal, não digam que foi por falta de recomendações.