Sunday 19 August 2007

Celulares e o crime organizado

A crescente onda de criminalidade que assolou Maputo, e que poderá expandir-se a outros cantos do país como que de uma forma epidémica, tornou-se muito mais do que preocupante. Há que estancar o mal, e todas as medidas possíveis são necessárias. Como dizia um amigo meu, este mal devia ser estancado ontem. Mas….ainda não é tarde.

Entretanto, creio eu que o crime organizado não se desenvolve sem meios. Os criminosos não coordenam as suas acções sem meios. E quais são esses meios? Olhando para as reportagens, três meios são frequentemente reportados: os meios humanos (claro, bandidos não são robots!!!), o meio de transporte e por último as armas. Um quarto meio a disposição dos criminosos, por vezes é esquecido e muitas vezes não incluído nas acções de combate ao crime. Poucos aqui irão discordar que o meio de comunicação é fundamental na organização e coordenação das acções criminosas.

Por vezes não nos apercebemos, mas os telefones celulares podem jogar um papel importante na organização e coordenação de acções criminosas, assim como os rádios de comunicação usados em campos de batalha facilitam a coordenação das acções combativas. O anonimato que os cartões pré-pago nos conferem, faz dos telefones celulares uma ferramenta importante para os criminosos. Já foram reportadas ameaças criminosas vindas de chamadas feitas de uma célula de telefonia móvel localizada na zona da Machava. Mas, porque os usuários do pré-pago não estão registados…tudo morreu em águas de bacalhau.

O não ter registo de usuários de telefones pré-pago pode estar a sair-nos extremamente caro. Por mais que os investigadores queiram seguir pistas através de comunicações via celular, a mesma emperra no anonimato do usuário….porque num abrir e fechar de olhos joga-se o cartão SIM fora, e nunca se saberá quem foi o seu proprietário.

Creio que se queremos combater o crime a sério, pensemos em tudo e não nos esqueçamos dos meios de comunicação ao serviço dos criminosos.

8 comments:

Anonymous said...

Entao esses criminosos sao Hi-tech?!!!

mozinovador said...

A tecnologia tornou-se tao simples..!! Esses radios, digo celulares, seriam impensaveis ha uma dezena de anos.

Aguiar said...

qual seria o custo de uma operaçao envolvendo o registo de usuarios de telefones pré-pagos. Se calhar é este o problema do gov, nao?

mozinovador said...

Bom, kem vai pagar nao eh o Governo serao as operadoras..ker dizer, as operadoras poderao imputar no consumidor. Mas, creio que temos que analisar a questao do custo beneficio.

Sera que eh mais caro manter o registo?

Aguiar said...

nao sei nao percebo nada disto. estou aqui na escolinha a aprender consigo. acho seu blog mto interessante.

mozinovador said...

Obrigado pelo interesse. O blogue esta essencialmente virado para questoes de technologia e inovacao.

Eh uma forma de nao so expor as minhas ideias e analise sobre varias questoes de technologia e inovacao, mas tambem discutir e aprender de todos que por aqui passem. Alias, todos aprendemos de todos.

Aguiar said...

qta modestia meu caro :)

mozinovador said...

A experiencia da vida ensina-nos a ser humildes. Mas nao sei se sou ja...ou se estou aprendendo a ser. Mas que seria de nos sem os outros? Nao creio que teria muito significado!!