Por vezes temos a impressão que somos muitos. A vizinha tem, eu tenho, o Manito, a Tina, então quem disse que não somos “maningue”?
Aparentemente sim, mas as estatísticas disponíveis dizem o contrário. Você deve estar dizendo, pró inferno as estatísticas. Eu também não gosto de estatística, chumbei em todos os anos que tive-a como cadeira.
De acordo com a União Internacional das Telecomunicações (ITU), existiam em 2005 aproximadamente 178 000 usuários de Internet. Um número substancial, se tomarmos em consideração que em 1996 eram somente 600. Entretanto, se tomarmos em consideração que somos mais de 20 Milhões de habitantes, 178 mil representa astronomicamente uma gota de água no oceano.
Se quisermos expandir a discussão, podemos questionar quem são e onde estão estes 178 mil privilegiados? Tendo em consideração que de universo de ISPs (Provedores de Serviços de Internet) operacionais no país, somente 1 tem presença em todas as províncias (com destaque para os municípios), estando a maioria concentrada na capital do país ou distribuída (2 a 3) pelos principais centros económicos, podemos assumir que uma boa parte dos usuários esta concentrada nas principais cidades moçambicanas com destaque para a capital do país.
A não existência de dados concretos, não permite concluir quem serão esses 178 Mil. Mas sem pretender ser especulativo, pode-se assumir que dentre estes 178 mil uma boa parte são os economicamente avantajados, funcionários públicos/privados e estudantes que podem aceder a Internet através das suas instituições.
E o que estes 178 mil representam no mundo? Aproximadamente 0.015% do total de usuários.
Dados: http://www.internetworldstats.com/stats.htm e ITU.
Analise: MozInovador
Sunday, 12 August 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment