Maputo, Sábado, 4 de Agosto de 2007:: Notícias
A Academia de Ciência é um fórum de notáveis intelectuais comprometidos em debater e buscar soluções científicas para o desenvolvimento sustentável de uma nação.
O ministro acrescentou que a academia será composta por personalidades doutoradas, vindas das universidades e por génios, indivíduos que, mesmo sem aquele grau académico, tenham feito algo de extraordinário no país.
Paralelamente à preparação do regulamento, a comissão instaladora, liderada pelo vice-reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, trabalha na mobilização de membros da academia.
Apesar de ser um fórum exclusivamente académico, a Academia de Ciência e Tecnologia de Moçambique vai oferecer contribuições no sentido de melhorar os programas do Governo e da governação do país, segundo Venâncio Massingue.
Mohamed Hassan, que visita o país pela primeira vez, chamou de “histórico” este momento de preparação do arranque das actividades daquele fórum de intelectuais. Ajuntou que veio a Moçambique para ajudar, através da sua experiência, no processo da instalação da academia.
Actualmente, o continente africano conta apenas com 15 academias, sendo que uma delas é a sul-africana. Todas estão interligadas, facto que permite uma interacção entre os cérebros membros, segundo informações avançadas por aquele académico.
Na visão de Mohamed Hassan, a academia em constituição no país será uma janela para que Moçambique entre na chamada comunidade de conhecimento.
PS: Politica e Ciência nao sei se conjugam. Os politicos usam a ciencia para se auto-promoverem, mas a Ciência, essa coitada pouco pode esperar dos politicos.
Thursday, 9 August 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
os politicos e os cientistas entedem-se melhor do que parece, olhe que as aprencis iludem...
Sera ??? Bom ate que podem entender-se mto bem. E que tal nos beneficios e vantagens que sao estraidas desse bom entendimento?
Consta-me que os politicos por vezes usam e abusam da ciencia, para justificar accoes por vezes sem justificacao. Sera que estou errado?
estara a pensar em Einestein? desde esse tempo até hoje muita coisa mudou
para o bem ou para o mal?
ah! questao! era preciso que eu soubesse que é o bem e mal, como nao sei digo apenas que mudou...
Post a Comment