Sunday 9 September 2007

Arte de identificar problemas

Por vezes é impressionante a capacidade que muitos de nós temos para identificar problemas, quando se trata de inovar.

Imagina só. Você tem uma ideia brilhante e acredita que ela pode ser um sucesso. Que pode mudar sua vida e daqueles que o rodeiam. Mas você tão cauteloso que é, procura colher subsídios para solidificar a sua ideia, dai consulta amigos e familiares.

A primeira opinião que lhe dão, não podia ser outra se não “isto não vai funcionar!!!”. Ooopssss…e lá vão justificando o porquê. Se é um produto novo, então a razão do insucesso é que ninguém conhece o produto dai que ninguém vai comprar. Se você quer ser cantor, a razão é que já há muitos cantores por ai, uns doutorados outros mestrados, dai que você não tem muitas hipóteses de sucesso. Se você que abrir uma pequena empresa, também não vai dar porque já há muitas empresas por ai prestando o mesmo serviço ou serviços similares. Nem que você tente explicar que sim, você sabe das dificuldades, mas pretende contorna-las, corri o risco de ser chamado aventureiro.

Dai que as vezes me interrogo. O que nos faz centrar as nossas atenções fundamentalmente sobre as barreiras que possamos encontrar e não sobre as formas de contornar essas barreiras? Será o nosso medo de arriscar, o conformismo em relação ao estado em que vivemos, ou ficamos sempre a espera que uma oportunidade de mudarmos a nossa vida caía do céu?

Sinceramente que não encontro uma resposta concreta, você talvez tenha. Mas por vezes também tenho em mim que o sistema em que vivemos não nos permite arriscar tanto. Por outra, não nos oferece uma espécie de seguro contra as situações menos agradáveis que poderão surgir no decurso das nossas aventuras sejam elas empresariais, artísticas ou de qualquer outra espécie.

Mas que somos bons a identificar dificuldades, isso somos.


No comments: