Thursday, 13 September 2007

Em nome dos pobres (1)

Em nome dos pobres organizam-se workshops, seminários, conferencias, fóruns, palestras. As vezes so mudam o nome mas acaba sendo tudo a mesma coisa. Homens de fato e gravata, as senhoras nos seus melhores trajes sentam-se em salas requintadas, de preferência em hotéis luxuosos (quanto mais confortável, melhor agente pensa!!!), para discutir como resgatar estes teimosos pobres da pobreza.

Cada evento tem rigorosamente o seu tema. Alias, seria desperdício de recursos se todos falassem do mesmo. Afinal, os problemas dos pobres são inúmeros que faz muito sentido discutir sobre tudo que falta ao pobre. O melhor, ao pobre falta tudo que faz muito sentido discutir sobre tudo.

Entretanto, a verdade nua e crua é que há quase 1.08 biliões de pobres vivendo em países em vias de desenvolvimento e sobrevivendo com 1 dólar ou menos por dia (Global Poverty Monitoring, World Bank). Apesar da pobreza ter diminuído na Ásia, em outras regiões a pobreza extrema esta aumentando (Food and Agriculture Organization 2002). Ooopss..você advinhou!!! E com ela o número de conferências, porque quanto mais pobres, mais tem que se debater e questionar o que ta errado com estes casmurros.

Pobres conferencistas. Estes ilustres agentes do desenvolvimento, cujas mensagens parecem não ser entendidas por esta gente desgraçada. Mau grado os sacrifícios que fazem em deixar famílias, viajar pelo mundo fora (creio que muitos já fartos da primeira classe), noites de discussão, viver de míseras ajudas de custo em países alheios, mudanças horárias. Uma lista infindável. Só que, em nome dos pobres, todo sacrifício justifica-se. (Contínua)

No comments: