Eh…..você chega no meio da multidão, e grita “A culpa é tua.!!!”. Todos se entreolham e se entre-perguntam, “de quem???”. Escusado será dizer que depois começam uns a apontarem os outros, e no final ninguém sabe quem na realidade é o culpado.
É assim que vai a coisa na Faculdade de Educação e Desportos, da Universidade Pedagógica. Veja aqui a reportagem do Canal de Moçambique. Alunos acusam professores e professores acusam alunos pela não conclusão dos trabalhos de fim de curso. São coisas da nossa terra, onde ninguém admite os seus erros ou melhor a responsabilidade das nossas incompetências é sempre de outrem.
E eu cá para mim vou pensando. Imagina se a direcção da Universidade decide estabelecer um prazo limite para entrega do trabalho de tese, aceitando extensões apenas em casos excepcionais. Imagina se a Universidade deixa-se bem explícito aos docentes e aos alunos que ambos têm responsabilidades no decorrer dos trabalhos e não há extensão. Se a universidade aproveitasse a oportunidade para incutir nos estudantes a cultura do rigor, cumprimento de prazos gestão de tempo. Imagina que se os alunos tivessem a oportunidade de reclamar a falta de empenho por parte dos docentes e as suas reclamações fossem tomadas a peito. Imagine se a direcção da faculdade assumisse a sua parte no problema e deixa-se de alimentar polémicas, você não acha que esta coisa das teses estaria tendo outro rumo?
No comments:
Post a Comment