Friday, 7 September 2007

Zambézia aposta nos recursos minerais e agrícolas

Segundo o jornal Canal de Moçambique, na sua edição de 7 de Setembro, Zambézia aposta nos recursos minerais e agrícolas para competir no mercado livre da SADC. A aposta nos referidos sectores surge como resposta à actual falência a que estão votadas as unidades industriais daquela província, sobretudo as transformadoras, que se pensava que deviam constituir um enorme potencial para encaixar melhor aquela parcela do país, na concorrência a que o Governo moçambicano decidiu aderir, através de um protocolo assinado com os outros Estados da região.

Enquanto a Sra. Directora Provincial da Indústria e Comércio mostra-se optimista quanto ao cenário, eu creio que a situação é grave. Globalmente, a matéria prima apesar de ser importante, esta prova que na cadeia de produção o seu custo representa um valor ínfimo. Por exemplo, podemos vender ferro a 10, para depois ir comprar o ferro transformado a 100. O desenvolvimento Industrial da província da Zambezia é importante, e é isto que pode tornar a província competitiva no mercado regional. Esperar que matéria-prima da Zambezia seja competitiva, ate pode, mas até que ponto isso trará ganhos reais para a província em termos de desenvolvimento é algo muito questionável.

Por outras palavras, como o resto do país, Zambezia não esta preparada para a integração regional. Que o digam os empresários locais.

No comments: