Monday 3 September 2007

O Governo de Nampula e a Internet

Com que então há uns dias o Sr. Governador de Nampula ordenou ou mandou (creio dar no mesmo) que se Instala-se obrigatoriamente Internet em todas as instituições do Governo. Ate aqui tudo bem e há que aplaudir.

O que acho não estar correcto, são as razoes evocadas pelo Sr. Governador para a instalacao da Internet. Ora bem, o Sr. Governador acredita que introduzindo a Internet nas direcções provinciais vai (1) contribuir para uma circulação eficiente da informação, (2) redução de custos na aquisição de papel e consumíveis, e (3) que a informação será mais confidencial se for transmitida electronicamente, ao contrario do que acontece agora em que um maltrapilho qualquer pode dar uma olhada no papel.

Será que você concorda com o Sr. Governador? Eu não. Primeiro o que o Sr. Governador quer dizer com «Circulação Eficiente»? Talvez um clique, e pimba. A mensagem já foi. Se ela foi lida ou não, não interessa porque a eficiência do Sr. Governador esta no «Clique» e na velocidade com que a mensagem leva de um computador para o outro. Ok, isso ai Sr. Governador, eh eficiência da tecnologia e não dos funcionários. E nas nossas instituições públicas (e quiçá privadas), o problema não esta na tecnologia esta nos funcionários. Para que a tecnologia ajude na circulação e processamento da informação de uma forma eficiente, os funcionários por si só devem ser eficientes, e a tecnologia vai complementar essa eficiência. Imagine só, que eu ligo pró serviço de emergência que só me chega daqui há 3 horas?

O Sr. Governador acredita que Internet ajuda a reduzir custos. Como? Estudos mostram o contrário. Sim, os funcionários vão teclando (claro não gasta tinta), mandam e-mail sem pagar (?). Depois Sr. Governador? A Internet é grátis? Os custos de manutenção da rede, reparação de máquinas, formação do pessoal, a energia gasta pelos computadores, o papel e tinta de impressão (que nem tudo vai ficar pelos PCs), não se pagam? Se for tudo grátis, ta ok. Concordo consigo, mas sub o meu ponto de vista o que vai acontecer com a introdução da Internet será pura e simples uma mudança no tipo de despesas. Nada de reduzir custos. Claro, a vantagem é a eficiência, rapidez se ela for complementada pelo esforço humano claro. Mas custos, vamos esquecer.

Quanto a segurança de Informação. Creio que há mais segurança quando a informação circula em papel do que na Internet. Internet e um lugar altamente perigoso, se medidas de segurança não forem tomadas em consideração. E mesmo quando são tomadas, há sempre quem as contorna. Dai que essas justificações para ter Internet a mim não me convencem.

Sabe, computarizaram o processamento dos BIS... meu tratei em Março de 2007…e tenho meu talão até Março de 2008.

2 comments:

Anonymous said...

porque esta a escver sem assentos e sem cedilhas? para reduzir custos, ou para ser masi rapido?

mozinovador said...

Para ser um bocado mais rapido :). Mas to vendo que nao compensa. Mas vc tb escreveu sem os assentos. Qual a justificacao?