Monday 24 December 2007

Comercio electrónico em Moçambique: Ainda uma miragem!

Como viajante frequente, faço as minhas reservas na Internet. Há meses atrás fui ao Brazil, e quando quis reservar o quarto do hotel e o carro fi-lo tudo através da Internet. Certamente que me foi muito cómodo e sentadinho no meu escritório caseiro pude apreciar um sem numero de opções que me eram oferecidas. Já em tempos havia feito o mesmo quando fui as Ilhas Seychelles no princípio do ano.

Nesta quadra festiva, pensei em levar a família a um passeio pelas terras Moçambicanas e pela primeira vez entro na Net procurando locais de interesse em Moçambique. Claro, temos belas praias em cada esquina deste país. Entro pro google e lá vou pesquisando. Meu espanto!! A maioria das páginas tomando conta das reservas para locais turísticos em Moçambique encontram-se na Africa do Sul, em inglês claro. Dai que me perguntei, quanto dinheiro não perdemos com esta coisa de reservas e pagamentos para visitarem locais em Moçambique serem feitos na Africa do Sul? Certamente que uma boa quantia os Sul-africanos devem estar fazendo as nossas custas. Há que inverter a situação, e esta situação pode ser invertida de duas formas:

  1. As agências de viagem nacionais deveriam criar condições para reservas através da Internet
  2. O Governo devia apoiar os nacionais a criarem condições para o desenvolvimento de infraestruturas de reservas através da Internet. Algo similar a www.geneve-tourisme.ch.

Mas que estamos perdendo, isso sim…estamos.

2 comments:

Anonymous said...

muita coisa nesse pais vai de mal ao pior. acredito sim que o pais perde muito dinheiro por ainda ser dependente, e neste caso das novas tecnologias e dos instrumentos que regem essas mesmas tecnologias. seria bom se toda vez que alguem quisese visitar nosso pais primeiro comprasse as passagens com as agencias mocambicanas mas o mesmo nao acontece; seria bom qque os visistantes usassem o nosso transporte, tambem a maioria das vezes nao acontece; e seria optio ainda se controlassemos as entradas todas desses mesmos visitantes mas tambem nao acontece, e melhor ainda que esses viajantes ao chegar nos seus locais de acomodacao pudessem ser aatendidos por pessoas formadas na area do turismo que sabem muito bem lhe dar com eles dando assim oportunidad de emprego para os turisologos mas nao acontece.... vamus acordar por favor... se nao acordamos num lugar que se chama nada.

Anonymous said...

estou escrevendo meu trabalho d defesa, e falo sobre isso... nao imagina o quanto deu-me ideia... esta de parabens sobre seu luxuoso ponto de vista!